Clique Fashion

Produzir uma moda mais sustentável virou um fator determinante para a aproximação dos clientes com as marcas nesse novo cenário

Estamos testemunhando a consolidação de um comportamento, por consequência, uma nova maneira de estar no mundo. Upcycling é um caminho sustentável, ecológico, consciente e com capacidade de ser lucrativo para o mercado da moda.

A moda sustentável é sem dúvida agir de forma ética na sociedade. E assim refletir sobre o processo de pré-produção até o final da vida útil de um produto. Pensar em uma moda sustentável é entender a importância de estender o máximo possível a vida útil da sua matéria prima, isso é upcycling, é usar a moda de um jeito ético e ecológico; reutilizar tecidos, linhas e aviamentos em novas peças.

Mas não confunda! Sim, precisamos deixar bem sublinhada a diferença entre upcycling e reciclagem, aliás ambos os termos estão longe de ser a mesma coisa.

A Reciclagem desvaloriza a matéria-prima pois há um processo químico ou mecânico no manejo deste material, desta maneira o tornando secundário na fabricação de novos produtos. Já o upcycling faz o movimento contrário, agrega valor por intermédio de técnicas de produção artesanal, e esse pensamento estratégico tem se tornado cada vez mais comum quando se fala em moda sustentável.

“UPCYCLING IDEOLOGY”
Um bom exemplo de upcycling é o lançamento da última coleção masculina, Primavera 2021, da marca de luxo Louis Vuitton em Xangai. Assinado pelo expoente e forte nome no universo fashion, Virgil Abloh tem feito esforços para avançar em direção a um processo de design mais sustentável.

“As ideias – a própria base da moda – não são mais descartáveis” diz Virgil

Dos 52 look apresentados apenas dois utilizaram material novo, 25 foram feitos de tecidos reciclados e outros 25 tiveram reinserção de materiais de coleções anteriores. Incrível!

Uma outra palavra que é relacionada a esse novo movimento – que de novo não tem nada, essa estratégia de sustentabilidade é de meados dos anos 90, porém ganha importância agora, principalmente no Brasil – é redesing, pois se trata de pensar a produção de um produto sem necessariamente usar novas matérias primas.

No livro Do berço ao berço – Refazendo o Modo Como Fazemos as Coisas de William McDonough e Michael Braungart os autores versam o quanto essa é uma ideia inteligente, criativa e sustentável.

Vem conhecer algumas marcas que são referências em upcycling no Brasil:

CAMON

Prova do quanto a criatividade soma valor a moda sustentável é a marca CaMon que usa o tecido do guarda-chuva que seria descartado para a criação de suas peças

ZEREZES

Seguindo com materiais inusitados a Zerezes, marca de óculos, cria armações fazendo o upcycling de madeiras descartadas e canudos plásticos que é um dos grandes vilões da sustentabilidade.

UP MAJUISI

O reaproveitamento de peças de grandes grifes também acontece em terras brasileiras como podemos ver na colaboração de Marcelo Summer com o brechó Casa Juisi na criação da marca Up Majuisi, onde eles juntam camisetas vintage com camisolas antigas, compondo uma linguagem extremamente fashionista para roupas esquecidas.

Sendo assim, podemos ter certeza de que as pessoas estão mais engajadas em ideias e ações sustentáveis, logo as empresas estão descobrindo novas maneiras de criar produtos que sejam criativos e consciente. E o planeta agradece!

Por que não alinhar um consumo consciente com ideias criativas? Upcycling é isso. Aqui foi apresentado marcas e estilistas que usam está técnica, mas e no seu guarda-roupa? Tem uma peça ou acessório upcycling? Ou quem sabe você já estava dentro deste movimento sustentável e ainda não tinha se dado conta, não é mesmo?

Conta aqui nos comentários o que você achou desse movimento da moda sustentável, se você já consome ou produz peças focadas no upcycling! Será incrível saber!