Você sabe quais os primeiros passos para planejar uma coleção de moda de sucesso?! Então confere neste post!
Para qualquer ação em nossas vidas a primeira pergunta a povoar nossos pensamentos é “por onde eu começo?”. E com a indústria e o mercado da moda não seria diferente, vamos conversar sobre planejamento, o famoso pontapé inicial na sua coleção de moda.
Quando vamos desenvolver uma coleção precisamos ter uma visão sistêmica e criar um planejamento detalhado pensando em todo o processo do início ao fim. O planejamento de coleção vai muito além da cartela de cores, tecidos e aviamentos.
Mas antes de iniciar o planejamento, tenha muito bem definido o branding do seu negócio: a identidade, a essência, os valores e o propósito da sua marca. O branding vai funcionar como um guia que aponta o melhor caminho de acordo com o DNA da sua marca e vai te ajudar a tomar decisões assertivas lá na frente.
Saber qual é o seu nicho e o seu público-alvo também é essencial na sua organização.
As marcas precisam contar sua história, sua base, filosofia e propósito. É como escrever uma carta de amor e intenções, é ter cuidado e empatia com seus consumidores, além, é claro, de oferecer sonho e emoção.
Esta harmonização de branding, propósito de marca e a sua coleção é extremamente importante, pois o cliente atualmente espera mais que um produto. O consumidor quer se identificar com aquilo que ele consome.
Agora sim, vamos ao planejamento!
Faça um levantamento de todos os processos e etapas que devem ser feitas antes da sua coleção chegar às lojas. Por vezes a ansiedade pela mão na massa acaba atropelando o planejamento. Entretanto ao não se dedicar nesta etapa, você provavelmente precisará dar conta dela com outros processos acontecendo ao mesmo tempo e, isto pode ter um impacto negativo nas suas vendas e na sua produtividade, não deixe isso acontecer. Se planeje e organize!
Você precisa definir os seguintes pontos: orçamento disponível para a criação, calendário, cronograma, tamanho da coleção, inovações, comportamento do consumidor, estimativa de vendas, análise de
coleções anteriores, preço médio, movimentos do mercado, inspirações e entender o que é realmente essencial para a marca e seu público.
Podemos começar o nosso planejamento pela pesquisa – essencial para entender as novas tendências e como traduzi-las para a sua essência-, a análise comercial, passar pela criação dos desenhos, atendimento de fornecedores, grade e mix de produto, provas, campanha da coleção e logística de distribuição.
Crie prazos reais que podem ser cumpridos e lembrando sempre desse tempo que cada etapa leva para ser concluída. Ainda que você dedique sua energia nesta etapa do planejamento, imprevistos podem acontecer. Esteja preparado para isso no seu planejamento também, assim você terá mais segurança, assertividade e tranquilidade para produzir a sua coleção de sucesso!
Um produto coeso e bem alinhado, que sabe quem é sua clientela, é mais facilmente compreendido pelas pessoas e consequentemente mais vendido. Pense nisso!
Leve em consideração: em um mundo tão grande e cheio de possibilidades, é possível que uma outra marca esteja fazendo o mesmo que a sua. Por esse motivo, se dedique com atenção em saber qual é o seu diferencial em um mercado tão competitivo e planeje com cuidado a sua coleção. A sua dedicação vai refletir nos seus resultados!
Espero que esse texto tenha contribuído para sua reflexão e aprendizado de alguma maneira. Conte para nós aqui nos comentários como foi a leitura e se ficou alguma dúvida relacionada ao planejamento de coleção.