O que podemos aprender com as semanas de moda digitais? Será que esse formato veio pra ficar?
Por conta da pandemia, a Indústria da Moda vem descobrindo formas de inovar e repensar toda a sua estrutura, desde a fabricação até as vendas. A nova estrategia é trazer esse novo consumidor – com novos hábitos de consumo – para mais próximo da essência e dos bastidores da marca, mesmo em tempos de distanciamento social.
Para suprir essa necessidade, o circuito das principais Semanas de Moda tiveram que reinventar o seu formato já tradicional, assim levando o evento a sua edição virtual e democratizando ainda mais o acesso aos lançamentos de coleção de marcas importantes.
O novo formato digital começou com Londres em junho (que a partir de agora será gender-neutral, ou seja sem separação de feminino e masculino), passando pela Alta Costura, Paris e Milão. Então destacamos aqui as marcas mais criativas, que mostraram o seu processo de criação e a coleção completa nas semanas de moda digital.
GUCCI
A nova coleção da Gucci apresentada durante a Semana de Moda de Milão, criada por Alessandro Michele, ‘Epilogue’ pretende quebrar os padrões de estações e gêneros. Na divulgação trouxe fotos de seus estilistas modelando suas novas peças, assim transformando as regras e questionando os papéis do mundo da moda.
A marca também fez uma transmissão ao vivo de 12 horas, diretamente de um palácio lindo em Roma, mostrando os bastidores da campanha. Nesse vídeo de divulgação, Alessandro explica um pouco sobre a inspiração e o desenvolvimento, e os looks completos da nova coleção:
DIOR
Para esta temporada de Alta Costura, Dior apresentou sua coleção de Outono/Inverno 2020 -desenvolvida por Maria Grazia Chiuri, diretora criativa – nos levando em uma imersão no seu processo criativo, manual e delicado.
ersões miniaturas de 55 cm de altura dos vestidos reais, foram criadas e apresentadas em uma caixa lindíssima, homenageando o itinerante ‘Théatre de la Mode’.
Vários vídeos foram compartilhados mostrando o trabalho minucioso da confecção dessas miniaturas e os profissionais que desenvolveram as peças. Vem ver que lindo e como a essência da marca fica clara!