O consumo consciente é bom para todos envolvidos dentro da cadeia de produção da moda; o varejista consegue fidelizar o cliente proporcionando uma experiência de transparência e de procedência do produto oferecido, o comprador garante uma compra que gera menos impacto no meio ambiente e o mundo agradece por sua preservação.
O que é consumo consciente?
Consumir conscientemente é ter clareza do ato da compra, do impacto na natureza do produto adquirido e saber que esta postura faz parte de um movimento de sustentabilidade e de alguma forma pressiona uma mudança benéfica nos meios de produção.
Consumo consciente, sustentável ou responsável são todos nomes para mesma ação: controlar o impulso de comprar sem pensar e saber a procedência/impacto desse produto.
2.COMPRE DO PEQUENO PRODUTOR
Empresas muito grandes acabam por ter seus lucros garantidos e, além disto, a grandeza delas já atraem um volume grande de compradores, não obstante, são essas mesmas grandes marcas que são responsáveis por um impacto negativo no meio ambiente, mas não precisa ser assim, já falamos, por exemplo, do que fazer com resíduos têxteis, vale a pena a leitura. Então a recomendação é: compre de pequenas marcas e produtores, desta forma você se certificará com mais facilidade da procedência do produto e do posicionamento da marca.
3.DURABILIDADE
Em uma cultura de consumo desenfreado, por vezes nós acabamos de comprar algo e logo esse produto se danifica. O melhor é fazer um reparo, entretanto, em alguns casos a compra de um novo acaba sendo mais viável. Quando isso acontece é prejudicial duplamente, para o nosso dinheiro que é jogado fora com um investimento mal sucedido e para o mundo com a produção enorme de lixo. Sendo assim, quando for investir procure produtos mais duráveis, mesmo que isso signifique um investimento maior, a longo prazo valerá a pena.
Essas são três dicas que elencamos para a prática do consumo consciente, e você já prática algo e gostaria de compartilhar conosco? E o que achou das nossas dicas? São possíveis de serem colocadas em ação. Aqui o canal da comunicação está sempre aberto.