Quando você pensa em moda sustentável o termo ciclo de vida povoa a sua cabeça? Entenda como a cadeia produtiva está interligada e quais as fases do ciclo de vida de um produto de moda
No Clique Fashion nós estamos na caminhada da sustentabilidade na moda. Criamos canais de diálogo sobre upcycling, o universo do brechó e mais recentemente zero waste. Mas calma! Cada coisa em seu lugar! O lifecycle nos ajudará a organizar nosso pensamento.
O termo ciclo de vida para a moda é uma analogia para seu significado biológico. Tudo nasce, cresce, reproduz e morre. Podemos entender, desta forma, que o ciclo da vida na moda é o caminho o design de uma peça até o seu descarte de uma forma integrada.
Muito se fala que uma produção sustentável é o futuro da indústria da moda, entretanto é preciso lembrar que o futuro se faz com o presente. Difundir essa estrutura do ciclo de vida de uma roupa é uma maneira de entender a importância de toda cadeia produtiva da moda e plantar anos mais prósperos para o mundo, sociedade e a economia.
Vamos pensar juntos sobre isso! Eis algumas questões:
Por que produzir essa peça?
Como produzir essa roupa?
Qual é a minha relação com essa peça?
Quando essa roupa não estiver mais comigo, para onde ela vai?
Depois de pensar nestas perguntas adiciono em nossa reflexão as etapas do clico de vida de uma roupa na lógica da moda sustentável, são: design, produção, distribuição, uso e o fim da vida da peça.
O design nesta perspectiva preocupa-se com o material, o processo de criação estética e o significado subjetivo, afetivo, da peça.
A produção se encarrega de uma manufatura limpa e sem desperdícios, ou evitando ao máximo. É nesta etapa que garantimos a longevidade da roupa, por exemplo.
Na distribuição a equação tem como determinante a maneira que essa peça chega até o consumidor. Nesta instância até o veículo que transporta a produção é levado em consideração.
O uso é a roupa no mundo, com vida. Como essa roupa será utilizada? Como está sendo a manutenção e lavagem dessa peça? Qual é a experiência do cliente em consumir essa marca? A peça vai ser reformada? Revendida?
E por último, mas absolutamente não menos importante, o fim da vida ou descarte. Como essa peça será descartada? Ela pode ser reutilizada ou reciclada? É o momento que o descarte da peça e o seu impacto no meio ambiente é discutido e, por consequência, é neste estágio que surgem alternativas ecológicas para recolocar essa peça no mercado, o upcycling é isso.
O ciclo de vida de um produto pode ser utilizado por toda indústria, independente de seu segmento, como explica o vídeo abaixo:
Prolongar o ciclo de vida de uma peça e evitar ao máximo que ela seja descartada é um dos pilares da construir uma moda mais sustentável.
Após entender esse ciclo, é importante analisar o impacto ambiental associado ao longo do ciclo de vida, a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), regida pelas normas ISO 14040, criadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A partir da ACV, a indústria pode verificar o que está fazendo de errado e corrigir sua produção. Um conceito bastante utilizado não só planejar um novo produto ou para melhorar um que já existente são os seis “erres” da sustentabilidade. O pensamento se baseia nos seguintes conceitos:
Repensar: Examinar o produto para que ele seja o mais sustentável possível;
Repor (substituir): Verificar a possibilidade de substituição de algum item que seja tóxico por outro que impacte menos a saúde humana e o meio ambiente;
Reparar: Desenvolver um produto que possa ter suas partes ou peças reparadas;
Reduzir: Pensar em uma forma de reduzir o consumo de matéria-prima, de energia, de água e a emissão de poluentes;
Reutilizar: Pensar em um produto que tenha suas partes ou materiais passíveis de serem utilizadas novamente;
Reciclar: Transformar os produtos ou resíduos que seriam jogados fora em matéria-prima ou em novos produtos
O que achou do ciclo de vida de uma peça? Já tinha parado para pensar nisso? O mundo da moda é enorme, complexo e incrível ao mesmo tempo. Responda para nós essas questões e as outras tantas levantadas no texto. Queremos te ouvir, saber o que pensa!