2020 está sendo um ano de mudanças profundas e ágeis em toda a sociedade. A semana de moda de Nova York mostra quais são os possíveis caminhos para o mercado fashion daqui para frente. E cabe a nós investigar o que irá perdurar ou não.
A CDFA (Council of Fashion Designers of America) anunciou antes do evento no começo deste mês de Setembro que diferente de outros anos, e seguindo um movimento de outros acontecimentos na indústria, que a semana de moda de Nova York seria reduzida a três dias e aconteceria online.
Essa atitude tomada não pretende se estender para futuras edições. E nesta o vice-presidente de Marketing Mark Beckham garantiu o suporte de equipamentos para se certificar da qualidade de transmissão para as marcas.
Vamos aos destaques:
Viviene Hu
Podemos ver nesta coleção apresentada no último dia 16 de Setembro na semana de moda de Nova Iorque, o quanto a estilista está conectada com as demandas atuais e como assimilou-as em sua criação.
Sem perder o seu caráter urbano, podemos ver uma coleção extremamente feminina e elegante, a cartela de cores é belíssima – transita entre os tons pastéis, preto e off white sem parecer datada e com a palavra conforto presente em todos os looks. Nota-se essa característica na escolha de tecidos fluídos, bases acetinadas, rendas, transparências, mangas e detalhes exuberantes, e nas silhuetas bem soltas.
Zimmermann
Nicky Zimmermann já disse que se não fosse estilista seria florista e nós podemos perceber a sua intimidade com a flores nesta coleção chamada “Wild Botanica”.
Em um exercício de olhar para si e de reflexão sobre esse momento conflituoso mundialmente, a estilista se inspirou na fauna e na flora do seu país natal Austrália para compor o desfile.
Aplicações 3D são o ponto alto das roupas. O movimento e a fluidez de algumas aplicações realmente nos remetem a flores aplicadas nas roupas.
PatBO
O nome da coleção apresentada por Patrícia Bonaldi é Acqua; a estilista se inspirou no mar e em uma silhueta retro para o seu desfile digital
O universo aquático foi casado com as marcas registradas de PatBO: tecidos fluidos, bordados a mão e estampas em profusão.
Jason Wu
Suas férias na cidade mexicana de Tulum, acabou por ser a grande de Jason Wu para sua coleção verão 2021.
O cenário de desfile foi praiano, apesar de ter acontecido na cobertura de um prédio no meio da selva de pedra que é Nova York. Ele levou a área da praia, a vegetação e looks.
O evento foi online, mas foi possível perceber algumas presenças na plateia, todos cumprindo as recomendações de distanciamento e uso de máscara.
Tom Ford
Inspirado pelas modelos Pat Cleveland e Donna Jordon; e pelo apogeu e a promessa de um mundo brilhante e vibrante entre os anos 60 e o começo dos 80 Tom Ford cria uma coleção colorida com um tom escapista diante de caos do mundo contemporâneo.
Apesar de diminuta a semana de moda de Nova York foi um vislumbre da nova organização do calendário fashion, com uma série de desfiles relevantes e impactantes. Do que nós mostramos aqui, o que mais gostou? Você adicionaria algo aos nossos destaques? O que? Conte para gente, queremos saber!